O sedentarismo exigido por um vasto leque de empregos é um dos maiores pecados atuais e os resultados estão à vista de todos: mais peso, menor mobilidade e tendência para ter uma má postura. Mas não só. Tudo isto somado pode resultar na propensão para outros problemas de saúde e para a perda de qualidade de vida.
Combater o sedentarismo é uma das principais preocupações dos dias de hoje e uma recente revisão científica vem reforçar ainda mais essa ideia. Conta o site espanhol ABC que estar seis horas de pé por dia pode resultar numa perda média de 2,5 quilos por ano.
Publicada na revista científica European Journal of Preventive Cardiology, o estudo passou a pente fino 46 estudos anteriormente realizados e concluiu que para um adulto saudável com um peso médio de 65 quilos a capacidade de perder o peso acima mencionado pode depender apenas da redução do tempo que se está sentado.
Ao todo, a revisão científica contou com dados de 1184 adultos com uma idade média de 33 anos e conclui ainda que estar de pé ajuda a queimar mais 0,15 calorias por minuto do que estar sentado, um valor que parece insignificativo, mas que, na verdade, faz toda a diferença visto que os jovens adultos dos dias de hoje passam até 12 horas por dia sentados (nada mais, nada menos do que 720 minutos.
Tal como destaca a publicação, passar mais tempo de pé do que sentado e não agravar a alimentação pode resultar numa perda de cerca de 10 quilos em quatro anos e sem que seja necessário ir ao ginásio.