Há almoços que nos deixam ‘cheios’ durante horas e até nos fazem saltar o lanche, mas há também almoços que mais parece que ‘desaparecem’ do nosso organismo em meros segundos, fazendo com que a fome seja uma constante mesmo depois de se ter comido.
Mas, porque é que, por vezes, sentimos fome mesmo quando comemos há pouco tempo? Em causa, explica a médica Tracie Kendziora, estão vários motivos, entre eles uma refeição pobre em quantidade e nutrientes, que é o que acontece, por exemplo, quando se come uma salada ao almoço.
Apesar de ser uma opção saudável, o facto de não se tratar de um prato quente e reconfortante faz com que a sensação de fome apareça antes do previsto, especialmente se à salada não for adicionada uma fonte de proteína, como a quinoa. E na falta de proteína que assenta o segundo motivo pelo qual se tem fome/vontade de comer depois do almoço.
De acordo com a especialista, que assinou um artigo no site Food Matters, quando o almoço não tem níveis suficientes de proteína e/ou gordura é meio caminho andado para a sensação de saciedade ficar comprometida, pois estes dois macronutrientes não só oferecem energia, como regulam os níveis de açúcar no sangue.
Comer sem prestar atenção ao momento – algo que facilmente acontece quando se está ao telemóvel, a ver televisão ou a comer enquanto se está a trabalhar ao computador – e comer demasiado depressa são outros dois motivos que podem justificar a fome pós-almoço.