Todavia o novo estudo também indica que contrariamente à opinião popular, a preferência etária dos homens também aumenta à medida que envelhecem, por outras palavras: não se sentem atraídos apenas por mulheres jovens, mas também mais velhas.
Mesmo assim, o projeto de investigação confirmou que existe de facto uma preferência masculina quase inata por mulheres na casa dos 20 anos. O estudo sugere que os homens mantém esta predileção seja em que idade for, ou seja, um homem de 40 anos iria considerar ter um relacionamento com uma mulher de 22 anos, e o mesmo iria acontecer quando ele atingisse os 50 e os 60 anos.
No estudo inédito publicado no periódico PsyArXiv, uma equipa de psicólogos da Universidade Åbo Akademi, na Turquia, revelaram que as mulheres detém uma preferência ainda mais restrita quando se fala da faixa etária do ‘seu’ homem ideal. Elas preferem que os seus parceiros sejam uns anos mais velhos do que elas próprias ou de idade semelhante.
O investigador Jan Antkolf considera que a preferência masculina por parceiras mais novas deve ser considerada do ponto de vista evolutivo. “A seleção natural determinou as preferências dos homens. Do ponto de vista evolucionário faz sentido que o homem procure uma mulher numa idade mais fértil”, disse.
Antfolk e a restante equipa de investigadores analisaram 2,655 adultos e também apuraram que apesar do interesse masculino em mulheres jovens, a sua performance sexual é adequada e corresponde de facto à sua idade, o que geralmente não é compatível com os gostos delas.