Água muito quente faz mal? Devemos lavar o cabelo todos os dias? Há problema em deitarmo-nos com o cabelo molhado? O sol ‘queima’ o cabelo?
As dúvidas capilares são mais que muitas e chegam-nos quase diariamente quando tentamos manter uma boa rotina de higiene mas não sabemos ao certo o que é indicado a cada tipo de cabelo. As marcas tanto ajudam como ‘desajudam’ com toda a oferta que apresentam e tornam a tarefa ainda mais confusa. Na verdade, as dicas para um cabelo saudável e bem limpo não exigem grande investimento (pelo contrário, é possível que o façam poupar um pouco).
Sobre a periodicidade com que deve lavar o cabelo, vai depender do estilo de vida que leva, contudo, é comum a muitos especialistas a opinião de que o uso diário de champô não é aconselhado, principalmente para quem tem o couro cabeludo sensível. Lave-o apenas quando sentir que é necessário. O cabelo produz óleos naturais que permitem mantê-lo limpo por alguns dias, se o lavar diariamente, o cabelo perde tal capacidade de produção, o que pode resultar em cabelo seco e sem brilho.
Além de ser pouco higiénico, lavar o cabelo vezes a menos também tem resultados negativos, como couro cabeludo a escamar, por exemplo. Em suma, não há uma periodicidade certa, mas o próprio cabelo responde pelas suas necessidades pelo que, para as conhecer, só tem de estar atento ao seu próprio caso.
E porque cada caso é único, outro importante aspeto na hora de lavar o cabelo prende-se com o tipo de champô mais indicado a cada cabelo. Entre o seco e oleoso há muitas hipóteses: o seu tipo de cabelo está no meio desta intervalo e deve, por tentativa e erro, procurar os produtos que melhor respondam às suas necessidades. Cabelo sem brilho, a escamar ou sem forma, são sinais de que deve procurar outra opção.
Quanto à parte de poupar, deve-se à dose de champô que deve usar, que é muito provavelmente menor do que aquela que atualmente usa. A dose certa é do tamanho de uma noz. Se o cabelo for muito comprido, duas doses irá chegar.
Para o amaciador, que deve ser aplicado apenas nas pontas do cabelo, a dose é um pouco menor e equipara-se a uma framboesa – dose dupla para os cabelos super longos. Óleos e séruns devem ter o tamanho de uma avelã. A dose mais pequena é a de cremes de styling, que não serão maiores que uma semente de abóbora, quanto à mousse, deve ser do tamanho de um tomate médio