Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Doou sangue semanalmente durante 60 anos e salvou 2,4 milhões de bebés

O sangue de James Harrison tem anticorpos únicos que ajudam a combater uma doença que afetava os bebés ainda no útero. Aos 81 anos este herói fez a sua última doação.

Doou sangue semanalmente durante 60 anos e salvou 2,4 milhões de bebés
Notícias ao Minuto

21:02 - 15/05/18 por Fábio Nunes

Mundo Austrália

James Harrison tem o estatuto de herói nacional na Austrália. Porquê? Durante 60 anos este homem doou sangue todas as semanas e estima-se que tenha salvo a vida de 2,4 milhões de bebés, de acordo com a CNN. O sangue deste herói, conhecido como o 'Homem com o Braço Dourado', é único e possui anticorpos capazes de combater uma doença que afeta bebés ainda no útero. 

A doença de Rhesus é uma condição na qual o sangue das mães grávidas ataca as células sanguíneas dos bebés. Nos piores casos, pode provocar hemorragias cerebrais ou a morte dos bebés.

Ora, o sangue de James Harrison foi usado para desenvolver uma injeção chamada Anti-D que ajuda a combater esta doença e salvou desta forma a vida de milhões de pessoas. 

James Harrison começou a doar sangue depois de ter sido operado aos 14 anos de idade. As doações de sangue salvaram a sua vida e ele decidiu dar o seu contributo para também salvar vidas. 

Anos mais tarde, os médicos descobriram que James Harrison tinha sangue com anticorpos únicos. Não sabem explicar porquê, mas admitem que pode estar relacionado com as transfusões sanguíneas que recebeu aos 14 anos quando foi operado. 

Agora aos 81 anos, fez a sua última doação no mês de março.

Na Austrália essa é a data limite para fazer doações de sangue. À CNN deixou palavras de modéstia pelo seu altruísmo. "Tornamo-nos humildes quando dizem 'fizeste aquilo ou fizeste isto, ou és um herói'. É algo que posso fazer. É um dos meus talentos, provavelmente o único". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório