Mergulhadores avançam na gruta onde jovens e treinador desapareceram

“A situação é melhor hoje do que ontem e do que no dia anterior". Buscas para encontrar equipa de futebol juvenil desaparecida numa gruta na Tailândia entraram no oitavo dia e equipas de resgate estão a fazer progressos.

Notícia

© Reuters

Pedro Bastos Reis
01/07/2018 08:21 ‧ 01/07/2018 por Pedro Bastos Reis

Mundo

Tailândia

Depois de a chuva torrencial ter dado tréguas, a equipa de mergulhadores conseguiu avançar vários quilómetros no interior da gruta tailandesa onde 12 jovens de uma equipa de futebol juvenil e o seu treinador estão presos.

Este domingo, as buscas entram no oitavo dia e, apesar dos avanços das equipas de resgate, ainda não foi possível estabelecer qualquer contacto com os jovens, que têm idades compreendias entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador, de 25 anos.

As buscas têm gerado uma enorme onda de solidariedade, não só na Tailândia como no resto do mundo, e a esperança mantém-se. As cheias na gruta de Tham Luang não têm facilitado o trabalho das equipas de resgate, que não têm conseguido ir mais longe, mas os avanços deste sábado trouxeram novo ânimo.

“A situação é melhor hoje do que ontem e do que no dia anterior. A água cedeu consideravelmente e estamos a drenar água em todas as câmaras perto da entrada”, disse Narongskak Osottanakorn, governador de Chiang Rai, citado pelo The Guardian.

As autoridades realçam que o grupo de jovens não deverá ter comida ou luz, no entanto, sublinham que, mesmo sem alimentação, os jovens deverão conseguir sobreviver vários dias. O maior problema, caso ainda estejam vivos – e as autoridades acreditam firmemente que sim -, poderá ser a nível psicológico.

“O grande problema que eles enfrentam agora, caso estejam vivos, é psicológico, porque eles não sabem em que momento poderão ser resgatados”, afirmou Anmar Mirza, coordenador nacional do Comité de Resgate de Cavernas dos Estados Unidos.

Os jovens estão desaparecidos desde sábado, 22 de junho, depois de terem entrado na gruta de Tham Luang, uma das principais atrações turísticas da Tailândia. Devido à subida do nível das águas, ficaram presos e desde então que não há qualquer sinal.

Equipas de resgate de vários países, nomeadamente Estados Unidos, Austrália, China e Japão, juntaram-se aos cerca de mil membros das equipas tailandesas que não desistem de encontrar os jovens ainda com vida.

 

Leia também:

Socorristas ainda sem contacto com crianças presas em gruta tailandesa

Tailândia: Polícia larga dezenas de caixas de sobrevivência na caverna

Treinador e 12 rapazes ainda presos, cinco dias depois. "Temos esperança"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas