O Observatório Solar Nacional em Sunspot, no Novo México, Estados Unidos, está fechado desde a semana passada e o mistério adensa-se em torno das razões que levaram ao encerramento destas instalações. Depois de pouco mais de uma semana de silêncio, o Observatório Solar Nacional publicou um tweet no qual explica que há “um problema de segurança” e que as instalações tiveram de ser “temporariamente evacuadas por precaução”.
Desde a passada quinta-feira que agentes do FBI têm sido vistos no local. Pediram à polícia local para estar de prontidão enquanto decorria a evacuação, mas como o seu chefe, Benny House, refere à Newsweek, não lhe adiantaram mais nada. O mesmo fizeram os trabalhadores do observatório.
House afiança que os moradores procuram respostas. “Há muito receio e há todas estas teorias a circularem”, afirma. “Basicamente, pelas suas ações (FBI), demonstraram que há uma ameaça, mas recusam-se a dizer-nos qual. Isso não é justo para nós”.
Thank you for your patience while the closure at Sunspot Observatory is resolved. Our other facilities are open and NSO is operating as normal. @AURADC - our management org - is addressing a security issue at Sunspot and has temporarily vacated the facility as a precaution.
— NatlSolarObservatory (@NatSolarObs) September 13, 2018
Com a falta de uma explicação oficial, o mistério em torno do encerramento do observatório permanece. E dá azo a teorias da conspiração.