Se não tem oportunidade de ir à lua, mas gostava de ter um pedaço consigo, esta é a sua oportunidade de o comprar aqui mesmo na Terra. Um meteorito lunar de 5,5 quilos descoberto no nordeste de África o ano passado vai a leilão e pode alcançar os 500 mil dólares (cerca de 430 mil euros).
Esta é "um dos meteoritos disponíveis para aquisição mais importantes em qualquer parte do mundo hoje em dia" e um dos maiores pedaços de lua a ser postos à venda de sempre, explica a leiloeira na sua página online.
A rocha classificada como NWA 11789, também conhecida como 'Buagaba', foi encontrada o ano passado numa zona remota da Mauritânia, mas provavelmente terá aterrado no planeta Terra à milhares de anos. É composto por seis fragmentos que encaixam como um puzzle e o pedaço maior pesa mais de dois quilos.
A maior parte dos meteoritos lunares encontrados até agora são normalmente do tamanho de uma castanha ou de uma bola de golfe, explicou o dono da Aerolite Meteorites, a empresa que está a vender a rocha à Associated Press. "Assim que a vimos, soubemos que era extraordinariamente incomum e que estava perto de uma descoberta de uma vida", acrescentou.
Apesar de poder ser um bom acréscimo para qualquer museu, a probabilidade de ser arrebatado por um colecionador também é grande, pois esta "é a única forma de um colecionador privado 'por as mãos' num pedaço da lua porque os meteoritos lunares trazidos pelos astronautas são propriedade do governo norte-americano", rematou o vice-presidente da leiloeira.
O leilão é online, começou esta quinta-feira e termina no dia 18 de outubro.