O xerife do condado de Ventura, na Califórnia, anunciou há instantes que o tiroteio ocorrido na noite de quarta para quinta-feira, num restaurante/bar, resultou em 12 mortos e mais de 11 feridos. Entre os mortos está contabilizado o assistente de xerife que foi baleado à chegada ao local.
O atirador foi morto no local, elevando o número de mortes para 13.
"O cenário no local é horrífico", indicou o xerife Geoff Dean em conferência de imprensa, esclarecendo que ainda é muito cedo para prestar mais declarações.
Sublinhe-se que as autoridades não haviam, até aqui, confirmado qualquer fatalidade, avançando apenas com número de feridos. A razão, explicou o xerife, prendia-se com os familiares das vítimas mortais. "A nossa preocupação eram os pais das pessoas lá dentro", indicou.
Recorde-se que ocorreu um tiroteio em massa num restaurante/bar da cidade de Thousand Oaks, na Califórnia, que fica a cerca de 40 quilómetros a oeste de Los Angeles, nos Estados Unidos. O incidente teve lugar esta quarta-feira à noite, pouco depois das 23h locais (7h de quinta-feira em Lisboa).
Estava a decorrer uma festa de universidade, sendo a maior parte dos clientes estudantes universitários.
A polícia esclarece que ainda é muito cedo para determinar se se trata de um ataque terrorista. Sabe-se que esteve envolvido apenas um homem, que entrou no local com uma semiautomática e que abriu fogo sobre os presentes. Terá também lançado granadas de fumo durante o ataque.
Alguns vídeos filmados poucos minutos após o incidente mostram estudante a sair com feridos em braços, tentando levá-los para um local seguro.
VIDEO: KABC-TV footage from on the ground shortly after mass shooting reported in Thousand Oaks, California. (KABC)Live coverage: https://t.co/KRlguIpI2p pic.twitter.com/7QgRX7S4QV
— Matthew Keys (@MatthewKeysLive) 8 de novembro de 2018
[Notícia atualizada]