Duas fortes explosões, seguidas de tiros, foram ouvidos em pleno centro da cidade de Nairóbi, no Quénia, num complexo que inclui um grande hotel, DusitD2, bancos e escritórios.
Testemunhas e autoridades no local, citadas pela AP, admitem tratar-se de um "ataque terrorista". Entretanto, relatos mais recentes dão conta da reivindicação por parte do grupo terrorista Al-Shabab.
Não há para já informação sobre o número de vítimas. "Ouvi os tiros e duas explosões e comecei a ver pessoas a correr a tentar proteger as suas vidas", relata uma mulher que trabalha nas proximidades do complexo.
Relatos de testemunhas referem a presença de pelo menos quatro homens armados.
Nas redes sociais já começaram a ser partilhados vídeos. Neles são audíveis tiros, cuja proveniência se desconhece.
gunshots and gunfire Westlands nairobi pic.twitter.com/qCLjTBtPNk
— plutus (@andyscrolls) January 15, 2019
A BBC realça que as autoridades ainda estão a retirar pessoas de dentro do hotel. Foi ainda montado um cordão de segurança no local. Haverá ainda pessoas retidas no interior do edifício.
Numa primeira fase, as autoridades quenianas ainda não confirmaram se se tratava de um ataque terrorista. Porém, entretanto, o grupo terrorista Al-Shabab veio reivindicar a sua responsabilidade no ataque.
At least six gunmen were seen as two explosions rang out and vehicles were seen on fire, sending plumes of black smoke over the street.
A capital queniana já foi palco de assaltos violentos no passado recente mas também de ataques terroristas.
Em 2013, militantes jihadistas mataram dezenas de pessoas num centro comercial. Em 2015, perto de 150 estudantes morreram na sequência de um ataque a uma universidade local.
[Notícia atualizada às 14h30]