Foi uma ideia do Consórcio Provincial de Bombeiros de Málaga e foi executada em poucos dias por ferreiros locais. Trata-se de uma espécie de elevador que será deslizado pelo túnel com a ajuda de uma grua, conforme explica o El País.
Esta manhã de domingo, diz o periódico, já com a grua e a cápsula no local, os operacionais estiveram a preparar o terreno em redor da cavidade, para que o trabalho dos mineiros possa ser o mais célere possível.
Às 16h da tarde (15h em Portugal) já tinham perfurando 40 dos 60 metros necessários de profundidade para chegar ao local onde se encontrará o menino de dois anos que, no domingo passado, caiu no poço, próximo da sua casa em Totalán.
Depois de escavados os 60 metros de profundidade, chega a vez deste elevador. A cápsula metálica será introduzida e permitirá a dois mineiros construir uma galeria horizontal para ligar este túnel à câmara onde se encontra a criança.
Julián Moreno, diretor técnico do Consórcio Provincial de Bombeiros, explicou que a cápsula, em forma de jaula, é feita de ferro e tem 1,05 metros por 2,5 metros de altura e pesa cerca de 300 quilos. Tem capacidade para duas pessoas com material para escavação ou três sem material.
Recorde-se que no local estão elementos do serviço 112, do Consórcio Provincial de Bombeiros, Proteção Civil, a Equipa de Resgate e Intervenção de Montanha (EREIM) de Álora e Granada, submarinistas e bombeiros de Málaga.