Numa tentativa de solução elaborada pela Câmara Municipal e pela associação de Gatos del Puerto, a cidade de El Puerto de Santa María, na província espanhola de Cádiz está a reutilizar os contentores do lixo para abrigar as colónias de gatos espalhadas pela cidade.
A ideia é tentar fazer uma melhor gestão e controlo dos felinos que vivem nas ruas da cidade. "Reutilizamos os caixotes do lixo como um refúgio para os gatos abandonados e conseguir controlá-los", explicou José Luis Bueno, o vereador responsável pelo meio ambiente, ao El País.
Nas ruas de El Puerto vivem cerca de 900 gatos, distribuídos por 44 grupos, estima a presidente da organização animal Gatos del Puerto, María Heredia. Uma boa parte destes animais serão alvo desta iniciativa que arrancou no final de janeiro com a instalação dos primeiros pontos, perto de um campo de futebol e numa urbanização, nos arredores da cidade.
As instalações serão repetidas em outros sete pontos da localidade. A autarquia usa antigos contentores agora sem uso para um novo fim. Os caixotes são virados ao contrário, têm novos rótulos e várias portas nas laterais.
A manutenção das novas casas para os felinos fica a cargo da associação. "É um projeto piloto que já foi feito em cidades como Nova Iorque ou Barcelona, agora chega a Andaluzia", disse a responsável com orgulho.
Desta forma, com os contentores, será mais fácil para os voluntários localizarem os animais e dar-lhes comida e água. Em cada colónia está previsto que vivam entre 20 e 30 gatos.
A iniciativa ganhou uma proposta do orçamento participativo que lhes garantiu 29 mil euros para dar início aos trabalhos. O projeto inclui também a alimentação dos gatos.