Uma bandeira da Rússia com cerca de 10 metros de comprimento foi colocada nos andaimes da catedral de Salisbury, no Reino Unido, segundo a BBC. A bandeira foi vista na manhã deste domingo por um grupo de trabalhadores e já foi retirada do local.
Salisbury foi a cidade onde se registou o ataque com o agente nervoso Novichok que envenenou o antigo agente duplo russo Sergei Skripal e a sua filha Yulia. Ambos acabaram por recuperar. Em junho, em Amesbury, uma localidade próxima de Salisbury, Dawn Sturgess e Charlie Rowley também foram expostos ao Novichok. Charlie Rowley sobreviveu mas Dawn Sturgess morreu no dia 8 de julho.
Lee Martin, um dos trabalhadores que avistou a bandeira na catedral, apelidou de “patético” o ato. “É desrespeitoso e antagoniza a comunidade depois do ataque com Novichok no ano passado e cujo aniversário está a aproximar-se, no dia 4 de março (…) Não é correto que alguém faça isto”.
John Glen, um deputado britânico, escreveu no seu Twitter que se tratou de uma “brincadeira estúpida”.
Thankfully it has been removed now - what a stupid stunt - mocking the serious events sadly experienced in Salisbury last year https://t.co/eDUBFhuOT4
— John Glen MP (@JohnGlenUK) February 17, 2019
A polícia de Wiltshire afirma que ainda é cedo para dizer se foi cometido algum crime, mas confirmou que já estão a analisar as imagens de videovigilância na área em redor da catedral.