A Feira da Esperança de Milão, um dos eventos mais importantes da cidade italiana, tem como convidado de honra Jassem Al-Mutawa, um imã que chegou a explicar, num programa de televisão, como deve um homem bater na sua mulher sem a matar ou humilhar.
O religioso muçulmano mostra como e quando um homem deve bater na sua mulher, explicando que “não se deve bater com grandes bastões, mas com mão ligeira, para fazê-la compreender quem manda”.
O caso foi noticiado na imprensa italiana quando um especialista em assuntos islâmicos italiano, o professor Lorenzo Vidino, reparou no nome e denunciou o seu histórico. O cartaz do festival apresenta Al-Mutawa como “especialista em mediação familiar e em educação dos filhos”.
“Hoje, os ocidentais criticam-nos por causa de batermos nas mulheres, no Islão. Mas nenhuma mulher muçulmana morreu por causa das agressões do marido”, chega a ouvir-se na entrevista dada pelo clérigo, que pode ver abaixo.
A presença do imã no festival está a causar grande polémica, tendo espoletado reações por parte de vários políticos, que pediram a intervenção do autarca de Milão, Beppe Sala.
A Feira da Esperança de Milão, organizada pela ONG Islamic Relief, envolve cerca de 40 países e apresenta um cartaz muito diverso de concertos, conferências, feiras gastronómicas e outros espetáculos, realizando-se nos dias 20 e 21 de abril.