Três mineiros bolivianos ficam presos no interior de uma mina no Chile

Um dos mineiros foi retirado com vida, o segundo morreu e o terceiro continua desaparecido.

Notícia

© Twitter/ Ministerio de Minería Chile

Sara Gouveia
15/06/2019 16:17 ‧ 15/06/2019 por Sara Gouveia

Mundo

San José

De três mineros bolivianos que ficaram presos no interior de uma mina em San José, em Tocopilla, no norte do Chile, um foi resgatado com vida, outro morreu e o terceiro continua desaparecido. A informação foi confirmada pelo ministro de Minério, Baldo Prokurica, através da sua conta oficial de Twitter.

Os trabalhadores, identificados como Leonardo Condori, de 64 anos, Solomon Veizaga, de 45 e Lenin Veizaga, de 19, encontravam-se presos a uma profundidade de 70 metros desde as 23h de sexta-feira. Conta a agência Efe, só conseguiam comunicar com a equipa de resgate através de pancadas a partir do local onde decorreu a derrocada que lhes bloqueou a saída.

Segundo o jornal online chileno 'T13', o resgate de um dos mineiros só foi possível ser feito após 37 horas de trabalho e  Leonardo Condori acabou por não resistir.

A publicação refere ainda que por indicação do presidente boliviano, Evo Morales, vai ser enviada uma delegação para o local "para dar seguimento e coordenar o resgate". O ministro dos Negócios Estrangeiros boliviano, Diego Pary Rodriguez, já deu conta de que estão em coordenação permanente com as autoridades chilenas e que estão solidários com as famílias dos envolvidos. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas