Estados Unidos querem confiscar bens do traficante 'El Chapo'

O Governo norte-americano pediu, na sexta-feira, a apreensão de bens de Joaquín 'El Chapo' Guzmán no valor de 11,3 mil milhões de euros, depois de o traficante mexicano ter sido declarado culpado por vários crimes num tribunal nova-iorquino.

Notícia

© Reuters

Lusa
06/07/2019 06:45 ‧ 06/07/2019 por Lusa

Mundo

traficante

A proposta, remetida ao juiz responsável pelo caso, Brian M. Cogan, foi apresentada dois dias depois de ter sido negado um novo julgamento a 'El Chapo', condenado em fevereiro por dez crimes de narcotráfico.

O veredicto é conhecido no próximo dia 17 e pode valer à figura emblemática dos cartéis mexicanos a prisão perpétua.

Segundo o Ministério Público, o valor corresponde a todos os lucros obtidas "direta ou indiretamente" com a venda de drogas.

O julgamento do mediático líder do cartel mexicano de Sinaloa começou em novembro passado e terminou a 01 de fevereiro, depois de o Ministério público e a defesa de 'El Chapo' terem apresentado os respetivos argumentos finais.

Joaquin Guzmán, de 61 anos, é acusado de ter dirigido entre 1989 e 2014 o cartel de Sinaloa, que enviou para os Estados Unidos mais de 154 toneladas de cocaína e grandes quantidades de heroína, metanfetaminas e marijuana.

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas