O mayor de Londres, Sadiq Khan, atacou Boris Johnson pelo seu uso de "linguagem homofóbica" no passado e chamou a atenção para que o candidato à liderança conservadora reconheça que o tipo de linguagem que se escolhe usar importa. As declarações foram feitas na altura em que a capital britânica celebra o Pride.
O candidato dos Tories foi recordado pelo autarca dos seus comentários sobre a homossexualidade, incluindo o uso de uma expressão numa coluna de opinião no Daily Telegraph em 1998, onde se referia a homens gay como "tank-topped bumboys" (algo que se traduziria como "jovens prostitutos de camisolas de alças").
"Temos o próximo primeiro-ministro a usar linguagem homofóbica", começou por dizer Sadiq Khan na abertura da Marcha LGBTI em Londres este sábado. "Quando falamos com membros da comunidade LGBTI, dizem-nos que em alguma da homofobia de que sofreram os atacantes usavam este tipo de linguagem", acrescentou.
Para o autarca o que é preciso ver num primeiro-ministro "se for Boris Johnson, parece que será, é que reconheça que a linguagem usada é importante".
O candidato favorito a suceder a Theresa May na liderança do Partido Conservador e do governo recorreu à sua conta de Twitter para deixar uma mensagem de apoio ao Pride durante o dia de hoje. "A Grã-Bretanha lidera o mundo na igualdade LGBTI", começou por escrever, recordando depois os seus seguidores das suas "boas lembranças de quando usou um chapéu cor de rosa" na marcha de orgulho LGBTI quando era Mayor de Londres.
Salute all those celebrating #PrideInLondon today. I have fond memories of my pink Stetson march as Mayor! Britain leads the world in LGBT+ equality and I'll continue to champion the cause if I am lucky enough to become our country's Prime Minister pic.twitter.com/1f9vvXKPJ0
— Boris Johnson (@BorisJohnson) July 6, 2019