Donald Trump usou a sua conta pessoal na rede social Twitter para congratular Jair Bolsonaro sobre a forma como tem reagido aos incêndios na Amazónia, considerando que o seu trabalho tem sido "muito bom para o povo brasileiro".
Com este elogio, o presidente norte-americano tomou o lado do governo brasileiro contra a posição do presidente francês, Emmanuel Macron, que tem criticado a forma como Bolsonaro está a lidar com os incêndios na Amazónia e que esteve por detrás da oferta de ajuda financeira do G7 para combater as chamas, naquele que é chamado o "pulmão do planeta".
"Ele (Bolsonaro) e o seu país têm o apoio total e sem reservas dos Estados Unidos", escreveu Trump no Twitter, num sinal claro de apoio às posições de Bolsonaro, que têm provocado reações de protesto em vários países.
I have gotten to know President @jairbolsonaro well in our dealings with Brazil. He is working very hard on the Amazon fires and in all respects doing a great job for the people of Brazil - Not easy. He and his country have the full and complete support of the USA!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 27, 2019
Na cimeira do G7, que decorreu no passado fim de semana na cidade francesa de Biarritz, Macron questionou a estratégia do Governo brasileiro sobre a Amazónia e colocou mesmo a questão de o problema ter um estatuto internacional, já que feta o planeta e não apenas um país.
Bolsonaro reagiu à oferta de ajuda de um fundo de 20 milhões de euros por parte dos países do G7 (de que os EUA fazem parte), questionando as reais intenções desse apoio e afirmando que se tratava de uma "atitude colonialista".
Com o elogio de Donald Trump, Bolsonaro reforça a sua posição de confronto com a atitude do G7 e estreita mais a ligação com o Governo dos EUA, que tem procurado promover desde uma visita, em março, à Casa Branca, quando a Imprensa internacional o apelidou de "Trump tropical", pela identificação de políticas entre os dois presidentes.