Donald Trump demitiu o conselheiro para a Segurança Nacional norte-americano, John Bolton. Numa publicação na rede social de Twitter o presidente norte-americano deu conta de que "discordava com muitas das suas sugestões".
"Informei John Bolton a noite passada que os seus serviços já não são necessários na Casa Branca. Discordava fortemente com muitas das suas sugestões, tal como muitos outros na Administração, por isso pedi ao John que pedisse a demissão, que me foi dada esta manhã", escreveu Trump.
"Agradeço muito a John pelo seu serviço e vou nomear um novo conselheiro nacional de segurança na próxima semana", rematou.
....I asked John for his resignation, which was given to me this morning. I thank John very much for his service. I will be naming a new National Security Advisor next week.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) September 10, 2019
Minutos depois do tweet de Trump, Bolton recorreu ao mesmo meio para reagir. "Ofereci a minha demissão ontem à noite e o presidente Trump disse: 'Falamos disso amanhã'", revelou.
I offered to resign last night and President Trump said, "Let's talk about it tomorrow."
— John Bolton (@AmbJohnBolton) September 10, 2019
Segundo a CNN, o tweet surgiu como uma surpresa, pois apenas horas antes o gabinete de comunicação social da Casa Branca tinha confirmado que John Bolton iria aparecer numa conferência de imprensa, marcada para quinta-feira, lado a lado com o secretário de Estado, Mike Pompeo e com o secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, conta a CNN.
A demissão acontece no momento em que Trump procura abrir vias de diálogo diplomático com o Irão e com a Coreia do Norte, temas sobre os quais se teriam intensificado as divergências com as posições de John Bolton, segundo a imprensa norte-americana.
Nos últimos meses, Bolton assumiu posições públicas de defesa de um ataque contra o Irão e foi um acérrimo crítico dos testes de mísseis realizados pela Coreia do Norte, em contraste com as decisões do Presidente Trump sobre estes dois temas.
John Bolton, 70 anos, foi assessor de dois outros presidentes Republicanos, George H. W. Bush e Ronald Reagan, e foi o terceiro conselheiro de segurança nacional nomeado por Trump em abril de 2018 depois da saída do General do Exército H.R. McMaster.
[Notícia atualizada às 17h40]