"Segundo as primeiras constatações e vários testemunhos", um homem apoderou-se de um veículo pesado, cerca das 17:20 locais (16:20 em Lisboa), e depois de um trajeto curto embateu contra várias viaturas, perto do Palácio da Justiça, explicou na segunda-feira a polícia, em comunicado.
O condutor do camião, que foi detido, é um homem de origem síria que tinha antecedentes de vários crimes, mas não de extremismo.
"Ainda não temos conclusões definitivas sobre se é um ataque de cariz terrorista", indicou o porta-voz do Ministério Público de Frankfurt, Alexander Badle, encarregado do caso, em declarações ao jornal Welt.
O Ministério Público investiga as razões do incidente e o detido é atualmente acusado de tentativa de assassínio, ferimentos graves e condução perigosa.
O suspeito chegou à Alemanha no final de 2015, e em outubro de 2016, foi-lhe garantida a proteção subsidiária, que é concedida por tempo limitado àqueles que não cumprem os requisitos para solicitar asilo, mas que não são expulsos face aos riscos que podem enfrentar no seu país de origem.
Em 2017, o seu estatuto, que expirou no passado dia 01, foi prolongado por mais dois anos.
Em declarações ao jornal Frankfurter Neue Presse, o motorista do camião explicou que estava parado num semáforo quando apareceu um desconhecido que abriu a porta da cabine e sem dizer uma palavra arrastou-o para fora do veículo.
Segundo este jornal, pessoas que assistiram ao incidente alegadamente ouviram o suspeito a dizer várias vezes: "Alá".