Os Estados Unidos e a Turquia chegaram a acordo para suspender a operação militar na Síria. O Presidente Donald Trump escreveu no Twitter que chegaram "boas notícias da Turquia" remetendo mais explicações para uma conferência de imprensa do vice-presidente Mike Pence.
"Milhões de vidas vão ser salvas", garantiu ainda Trump.
No decurso da conferência na capital turca, Pence precisou que a Turquia vai interromper a sua ofensiva no norte da Síria durante cinco dias e pôr termo à incursão militar após uma retirada das forças curdas dessa região e durante esse prazo.
A ofensiva turca "vai terminar completamente quando terminar essa retirada" durante o período de suspensão, declarou aos media após mais de quatro horas de conversações com Recep Tayyip Erdogan.
O 'vice' dos Estados Unidos revelou também que os Estados Unidos não vão impor mais sanções à Turquia, como parte deste acordo.
De recordar que o presidente da Turquia recebeu esta quarta-feira, em Ancara, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e o secretário de Estado, Mike Pompeo, encontro que surgiu por iniciativa norte-americana para pressionar a suspensão da ofensiva turca na Síria.
A Turquia lançou na semana passada uma ofensiva no nordeste da Síria contra a milícia curda das Unidades de Proteção Popular (YPG), aliada dos ocidentais no combate aos jihadistas do grupo Estado Islâmico, mas considerada terrorista por Ancara.
A ofensiva turca surge após o anúncio do Presidente norte-americano, Donald Trump, de que as tropas dos Estados Unidos iam abandonar a zona em causa.
Great news out of Turkey. News Conference shortly with @VP and @SecPompeo. Thank you to @RTErdogan. Millions of lives will be saved!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 17, 2019
[Notícia atualizada às 19h19]