A tentativa do governo britânico de realizar a votação do acordo do Brexit que o primeiro-ministro Boris Johnson negociou com a União Europeia na semana passada foi bloqueada pelo 'speaker' da Câmara dos Comuns, John Bercow, avança a BBC.
"A moção de hoje, é em substância a mesma da moção de sábado e a Câmara dos Comuns já tomou uma decisão, as circunstâncias de hoje são em substância as mesmas de sábado", afirmou Bercow, acrescentando que votar no acordo do Brexit seria "repetitivo e desordeiro".
John Bercow considerou que, como não houve uma mudança substancial em torno da moção, esta sua decisão foi "necessária... para assegurar a utilização sensata do tempo e o respeito pelas decisões que a Câmara dos Comuns toma".
No sábado, a maioria dos deputados do parlamento britânico aprovou a emenda Letwin que forçou Boris Johnson a pedir um adiamento do Brexit à União Europeia até que o acordo seja aprovado na Câmara dos Comuns
BREAKING: Commons Speaker John Bercow blocks a bid for a 'meaningful vote' on @BorisJohnson's #Brexit deal today."Today's circumstances are the same in substance as Saturday's," he says.Follow live updates here https://t.co/OeTiFMEYVD pic.twitter.com/jRW1PoRtGV
— Sky News (@SkyNews) October 21, 2019
Ainda no sábado, Boris Johnson escreveu uma carta a Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, a pedir o adiamento do Brexit. Mas também lhe enviou uma segunda carta a pedir que não aceitasse esse adiamento.
[Notícia atualizada às 16h03]
Leia Também: Brexit: Desenvolvimentos e cenários após 'Super Sábado'