Um quadro apreendido pelos nazis a uma família judia na Alemanha em 1933 foi encontrado pelo FBI num museu de Nova Iorque. A obra de arte, intitulada 'Winter', do artista norte-americano Gari Melchers, estava em exposição no museu Arkell, até ter sido reconhecida o mês passado.
Antes de ter sido levado pelos nazis, o quadro pertencia ao filantropo judeu alemão Rudolf Mosse. A peça está de momento na posse do FBI até que possa ser devolvido à família Mosse.
O quadro foi comprado por Rudolf na Great Berlin Art Exhibition em 1900 e apreendida pelos nazis juntamente com o resto da coleção da família quando fugiram da Alemanha, conta a BBC. A família foi perseguida porque, além de serem judeus, estavam associados ao Berliner Tageblatte, um jornal crítico do partido Nazi.
Em 1934, 'Winter' foi adquirido por um norte-americano chamado Bartlett Arkell e fazia parte da sua coleção pessoal até ter sido dado ao museu com o seu nome. Agora, a diretora executiva do museu e curadora-chefe Susan D Friedlander disse que a equipa ficou "muito aborrecida" ao saber da história do quadro e que abdicaram de todos os direitos da obra.
'Winter', Gari Melchers© Facebook/ Arkell Museum
A recuperação é parte de um esforço internacional para localizar as obras de arte que foram apreendidas pelas forças nazi.