Cão ou lobo? Encontrado animal com 18 mil anos que está intacto

Cientistas querem saber mais sobre a origem deste animal.

Notícia

© Reprodução/twitter

Notícias Ao Minuto
27/11/2019 20:30 ‧ 27/11/2019 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Descoberta

Os cientistas russos descobriram um cadáver canino perto de Yakutsk, na Sibéria, com 18 mil anos e com o focinho completamente preservado. Conforme pode ver na imagem, tanto o pelo, como o nariz e os dentes resistiram à passagem do tempo.

Através de análises aos ossos, especialistas do Centro de Paleogenética da Suécia determinaram que os restos mortais do animal encontrado havia congelado há cerca de 18 mil anos.

No entanto, as análises ao ADN ainda não permitiram afirmar se se trata de um cão ou de um lobo. Sabe-se apenas que é do sexo masculino. 

“Normalmente é relativamente fácil dizer a diferença entre os dois”, afirmou David Stanton, especialista do centro sueco, em declarações à CNN.

Disse ainda que o período em que o animal viveu é uma altura “muito interessante” no que toca à evolução dos cães e dos lobos.

“Não sabemos exatamente quando é que os cães foram domesticados, mas pode ter sido nessa altura”, acrescentou. A equipa está empenhada em descobrir se se trata de um cão ou de um lobo, ou até de uma mistura entre ambos.

Acredita-se que os cães modernos tenham sido domesticados de lobos, mas não é claro em que altura é que isso aconteceu.  Um estudo publicado na revista Nature em 2017 aponta para que os cães modernos resultaram da domesticação de uma única população de lobos há cerca de 20 mil a 40 mil anos atrás.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas