A Metropolitan Police confirmou a ocorrência de um incidente na London Bridge, uma das pontes da capital inglesa. Em conferência de imprensa, as autoridades confirmaram que o suspeito foi baleado e que morreu.
Num tweet, a Metropolitan Police afirmou que foi chamada às 13h58 locais (a mesma hora em Portugal Continental) para responder a um esfaqueamento perto da London Bridge.
"Um homem foi detido pela polícia. Acreditamos que várias pessoas foram feridas", acrescentou a polícia londrina.
Uma jornalista da BBC adianta que viu um grupo de homens envolvido num confronto na London Bridge. Os tiros foram ouvidos depois da chegada da polícia.
Police were called at 1:58pm to a stabbing at premises near to London Bridge. Emergency services attended, including officers from the Met and @CityPolice.A man has been detained by police. We believe a number of people have been injured. Further info to follow.
— Metropolitan Police (@metpoliceuk) November 29, 2019
Na sequência do incidente, foi criado um cordão policial na ponte e o trânsito encerrado. Nesta altura, a Metropolitan Police confirma apenas ter disparado contra uma pessoa, acrescentando que as "circunstâncias" do incidente continuam por apurar. "Por precaução", o incidente está a ser tratado como sendo relacionado com terrorismo.
Na primeira conferência de imprensa sobre o incidente, a polícia confirmou que o suspeito foi baleado e que morreu. O atacante tinha vestido um dispositivo explosivo falso.
Nas redes sociais já circulam imagens e vídeos que mostram o aparato policial na London Bridge após o ataque.
15th police car to pass just now. Something going on on London Bridge... pic.twitter.com/qitOMlaorH
— Zack (@ZackShoots) November 29, 2019
Gunshots on London Bridge. What’s going on? pic.twitter.com/Vy78kzLJ34
— GeorgeBarden (@GeorgeBarden_) November 29, 2019
Entretanto, o primeiro-ministro Boris Johnson já reagiu ao incidente afirmando estar a acompanhar e agradecendo às autoridades e aos serviços de emergência pela sua atuação.
"I’m being kept updated on the incident at London Bridge and want to thank the police and all emergency services for their immediate response." — Prime Minister Boris Johnson
— UK Prime Minister (@10DowningStreet) November 29, 2019
O líder da oposição também já se manifestou nas redes sociais, dizendo-se "chocado" pelo incidente.
Shocking reports from London Bridge. My thoughts are with those caught up in the incident. Thank you to the police and emergency services who are responding.
— Jeremy Corbyn (@jeremycorbyn) November 29, 2019
O mayor [autarca] de Londres emitiu um comunicado apelidando o ataque como "horrendo" e confirmando também a existência de vários feridos,
My statement on the incident at London Bridge. pic.twitter.com/UDL77f4uMK
— Sadiq Khan (@SadiqKhan) November 29, 2019
A London Bridge, recorde-se, foi palco de um ataque terrorista em 2017 que provocou a morte a oito pessoas e fez 48 feridos.
[Notícia atualiza às 16h40]]