A Amazon foi obrigada a retirar de venda ornamentos de Natal com imagens de Auschwitz, depois de uma chuva de críticas e condenação na sua página e redes sociais.
Fotografias do campo de concentração Nazi, onde morreram entre 1,1 e 1,5 milhões de pessoas durante a Segunda Guerra Mundial apareciam em enfeites de Natal e num saca-rolhas para venda no site da gigante de vendas online.
As imagens provocaram a indignação geral depois de os funcionários do Museu e Memorial de Auschwitz-Birkenau, na Polónia, terem partilhado as imagens dos artigos nas redes sociais.
O museu partilhou ainda que tinha entrado em contacto com a retalhista online para remover os itens "perturbadores e desrespeitosos" da sua página.
"Vender 'ornamentos de Natal' com imagens de Auschwitz não parece ser apropriado", começam por escrever na publicação do Twitter. "Auschwitz num saca-rolhas é perturbador e desrespeitador", acrescentaram.
Selling "Christmas ornaments" with images of Auschwitz does not seem appropriate. Auschwitz on a bottle opener is rather disturbing and disrespectful. We ask @amazon to remove the items of those suppliers. https://t.co/0uG2JG558e pic.twitter.com/ucZoTWPk1W
— Auschwitz Memorial (@AuschwitzMuseum) December 1, 2019
A Amazon recebeu várias queixas relativas aos ornamentos, em acrescento às avaliações negativas dadas ao produto na página. Depois desta onda de críticas, a retalhista confirmou que os produtos foram removidos do site.