Uma banana colada à parede com uma tira de fita-cola. Estes são os 'ingredientes' de uma obra de arte que foi vendida esta semana na Art Basel Miami Beach a uma mulher francesa por 120 mil dólares - aproximadamente 108 mil euros, conta a Artnet. A obra é da autoria do artista italiano Maurizio Cattelan e é intitulada 'Comedian'.
Este trabalho, avança a CNN, foi apresentado pela galeria Perrotin, sedeada em Paris, que trabalha com o artista há muito tempo.
Há três edições desta mesma obra - uma banana verdadeira, comprada em Miami, e uma fita-cola. E outra destas já terá sido também vendida pelo mesmo valor.
Em comunicado, a Perrotin explica que "cada vez que Cattelan viajava, comprava uma banana e pendurava-a no seu quarto de hotel em busca de inspiração", acrescentando que o artista "fez diversos modelos: primeiro em resina, depois em bronze e ainda em bronze pintado [antes] de finalmente voltar à ideia inicial de uma banana real".
Aos compradores não foi dada qualquer indicação sobre o que fazer quando a banana começar a apodrecer.
Outro dos famosos trabalhos de Maurizio Cattelan é uma sanita em ouro de 18 quilates - que funciona. Esta obra, 'America', está avaliada em seis milhões e, em setembro, foi roubada do Blenheim Palace, em Oxfordshire, o local onde nasceu Winston Churchill, antigo primeiro-ministro do Reino Unido.
Ver esta publicação no Instagram