Nova Zelândia. Polícia decidiu fazer recolha de corpos, mesmo com risco

Número de vítimas mortais foi atualizado para 16, na quarta-feira. Polícia neozelandesa indicou que as autoridades têm sofrido alguma pressão das famílias no sentido de recuperar os corpos ainda na ilha.

Notícia

© REUTERS/Jorge Silva

Anabela Sousa Dantas
12/12/2019 09:30 ‧ 12/12/2019 por Anabela Sousa Dantas

Mundo

Vulcão White Island

As autoridades neozelandesas vão tentar chegar à ilha de White Island às primeiras horas da manhã de sexta-feira (segundo horário local, será na noite de quinta-feira em Portugal) numa tentativa de recuperar os corpos dos oito turistas que ficaram para trás na sequência da erupção do vulcão, mesmo existindo sérios riscos.

De acordo com o Guardian, a decisão foi tomada pela polícia tendo em conta a pressão feita pelas famílias, desesperadas para recuperar os restos mortais dos entes queridos, que são sujeitos a mais agressão a cada dia que passa - sublinhe-se que o vulcão continua ativo, a libertar vapores e lava.

A agência governamental de monitorização sísmica GeoNet informou que a atividade sísmica em White Island atingiu níveis que não eram registados desde a erupção em 2016 e que existe um risco de uma nova erupção até sexta-feira na ordem dos 40% a 60%.

A tentativa de recolha dos corpos será feita mediante grande risco para os oito operacionais das forças militares que vão levar a cabo a missão, uma vez que existe risco de nova erupção. A operação deverá demorar várias horas a concluir por causa das variantes de risco: atividade sísmica, meteorologia e condições do terreno.

As autoridades já tinham anunciado antes que seis dos oito corpos já foram localizados com a ajuda de meios aéreos, mas desconhece-se o paradeiro dos outros dois. A ideia será fazer uma operação de recolha rápida, isto é, aterrar, pegar nos corpos e sair o mais rápido possível. A procura pelos dois corpos ainda por localizar será feita mediante as condições encontradas.

Recorde-se que o número de mortos na erupção do vulcão na Nova Zelândia subiu para 16, após a morte de duas pessoas que estavam a receber tratamento hospitalar, de acordo com as autoridades.

Cerca de 50 pessoas visitavam a White Island, na segunda-feira, quando o vulcão entrou em erupção quase de forma "instantânea", como indicaram alguns especialistas. A explosão lançou rochas e uma grande quantidade de cinzas sobre toda a ilha, transformando o local num sítio inacessível em pouco tempo. Os feridos, mais de 30, ficaram com queimaduras no corpo, de vários níveis de gravidade - a maior parte dos feridos tem queimaduras em mais de 30% do corpo.

Os médicos não descartam que outros feridos possam morrer na sequência das queimaduras.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas