O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, cumpriu o seu dever cívico às 9h30 da manhã, acompanhado pela mulher, Laura Alvarez, na circunscrição de Islington Norte, que o deputado representa desde 1983 e onde venceu com 73% dos votos, em 2017.
Havia um grupo de jovens à espera para cumprimentar o candidato, com quem tirou algumas fotografias. A sua passagem não decorreu sem incidentes, porém, tendo uma mulher mascaradas de Elmo sido detido imobilizada pelas forças de autoridade.
A mulher, vestida como uma das personagens da 'Rua Sésamo', tentou aproximar-se de Corbyn quando ele estava a entrar dentro da estação de voto e foi impedida pelos seus seguranças.
Enquanto esta discutia com a polícia e com os seguranças, o líder trabalhista aproximou-se e disse para se acalmarem. "Olá, pessoal, podemos parar de discutir, por favor?".
A circunscrição de Islington Norte é históricamente trabalhista. O 'Labour' ganha desde os anos 30 do século passado. Recorde-se que as assembleias de voto abriram às 7h00 desta quinta-feira e encerram às 22h00 (mesma hora em Lisboa).
Estas eleições Legislativas antecipadas, convocadas pelo Governo, serão cruciais para o processo de saída do país da União Europeia (UE).
O Partido Conservador, do primeiro-ministro, Boris Johnson, precisa de recuperar a maioria absoluta, afetada pelas convulsões do processo Brexit. Por outro lado, o Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn, que lidera a oposição, tentará travar o acordo de saída negociado com Bruxelas, prometendo renegociar os termos e submeter o resultado a referendo.