Os criadores da saga 'Guerra das Estrelas' ('Star Wars') criaram uma personagem em homenagem ao estudante de 21 anos que perdeu a vida a tentar defender os colegas num tiroteio na Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte, em abril deste ano.
Riley Howell era estudante naquela universidade, um cadete no exército norte-americano e um fã incondicional do universo criado por George Lucas. Morreu ao tentar parar um tiroteio, a 30 de abril, que resultou em mais um morto - um colega de turma de Howell.
O departamento da polícia de Charlotte-Mecklenburg indicou que Howell salvou vidas quando se atirou contra o atirador depois deste abrir fogo dentro de uma sala de aula. "Tens de correr, esconder e proteger-te ou então vais ter de lutar com o atacante. Como ele não podia correr nem esconder-se, fez a última opção" disse o chefe da polícia, Kerr Putney.
Lucas Seastrom, um porta-voz da Lucasfilm, produtora de 'Guerra das Estrelas', disse que tomou conhecimento da história de Howell através de uma família da sua cidade natal e que decidiu prestar-lhe assim homenagem: Ri-Lee Howell é o nome do novo mestre Jedi de 'Guerra das Estrelas'. A personagem já aparece no novo livro 'Star Wars: a Ascensão de SkyWalker – Dicionário visual', cujo lançamento coincidiu com a estreia do filme com o mesmo nome.
Imagem do funeral de Riley Howell© Getty Images
A família de Howell recebeu uma carta da Lucasfilm um mês após a sua morte, onde escreviam que a coragem e o altruísmo do jovem são a inspiração de um mestre Jedi e anunciavam a criação do personagem, pedindo apenas que mantivessem a novidade em segredo até ao lançamento do livro (e do filme), que aconteceu agora em dezembro.
Ver esta publicação no Instagram
O tiroteio terminou com duas vítimas mortais e quatro feridos. O atirador, identificado como Trystan Andrew Terrell, de 22 anos, foi detido por um polícia logo após ter disparado contra as vítimas e esconder-se numa das salas de aula da universidade. Não estava "no radar" das autoridades, disseram na altura.