As Forças Armadas iraquianas declararam, durante a manhã deste sábado, que não registaram qualquer ataque aéreo contra as Forças de Mobilização Popular do Iraque, em Bagdad, avançou a Reuters.
O alegado segundo ataque dos Estados Unidos em menos de 24 horas, foi noticiado, ontem, pela estação televisiva estatal iraquiana, citada pela France-Presse.
Na altura, foi divulgado que o alvo principal do ataque norte-americano era um comandante da Hachad al-Chaabi, sem especificar mais informações sobre a identidade do mesmo. Na sequência deste alegado ataque a comunicação social dava ainda conta de que cinco pessoas tinham morrido, tendo essa informação sido posteriormente confirmada por militares iraquianos à Associated Press.
FACT: The Coalition @CJTFOIR did NOT conduct airstrikes near Camp Taji (north of Baghdad) in recent days.
— OIR Spokesman Col. Myles B. Caggins III (@OIRSpox) January 4, 2020
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ordenou um ataque com um drone que matou, em Bagdad, Qassem Soleimani, comandante da força de elite dos Guardiães da Revolução iranianos, Al-Qods, juntamente com o número dois da coligação de grupos paramilitares pró-iranianos no Iraque Hachd al-Chaab, Abu Mehdi al-Muhandis, e outras seis pessoas.