Há ruas de aldeias e cidades na China que estão a ser vigiadas por drones incorporados com altifalantes. O objetivo é repreender as pessoas que não usam máscaras em público numa altura em que o surto de coronavírus já matou mais de 250 pessoas.
Em vídeos partilhados na Internet, como o que pode ver abaixo, é possível ver uma senhora idosa a ser repreendida. Dá conta a CNN que há várias imagens a circular nas redes sociais e as autoridades estão a ser elogiadas pela iniciativa.
De acordo com o Global Times, as autoridades locais estão a incentivar as pessoas a permanecerem em casa durante a epidemia, por forma a evitar a propagação do vírus.
#MasksOn in #China… or else!#China’s Communist regime is getting a bit creepy with its #coronavirus response, stalking people w/ loudspeaker drones for not wearing masks.It’s clever but scary. One terrified child can be seen running back home. pic.twitter.com/4OAMqHqeik
— Kyle Olbert (@realKyleOlbert) January 31, 2020
A China elevou hoje para 259 o número de mortos e quase 12 mil infetados. Este é o balanço mais recente do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).
LOCKDOWN: Haunting drone footage shows nearly empty road and waterways in typically busting Wuhan, China, amid a citywide lockdown over the deadly coronavirus outbreak. https://t.co/APOsRCEllj pic.twitter.com/LptEYbuHVQ
— ABC News (@ABC) January 31, 2020