Diariamente são noticiados os balanços das vítimas mortais e das infetadas pelo novo coronavírus, as medidas de prevenção adotadas pelas autoridades ou ainda as ruas desertas, já que as pessoas são aconselhadas a permanecer nas suas casas. Longe dos holofotes ficam aqueles que estão nos bastidores, que trabalham nos hospitais e que estão há dias sem ir a casa. Esta é uma dessas histórias.
A agência noticiosa Xinhua partilhou um vídeo - que pode ver abaixo - que dá conta da reação de uma criança ao ver o pai na televisão. O cenário de emergência médica impede este pai, que é médico, de ir a casa há mais de uma semana. O menino dirige-se para a televisão e chama "papá" incessantemente.
Mas há mais. Numa entrevista cedida ao meio de comunicação, o médico revela ainda que o filho faz anos e que não pode estar com ele, aproveitando para lhe deixar uma mensagem de aniversário: "Duole, hoje é o teu aniversário. O pai não pode estar contigo, mas quero desejar-te um feliz aniversário".
O médico acrescenta que quer que a família permaneça em casa, enquanto o pai tem de estar no hospital porque tem "um trabalho importante para fazer".
Fique com as imagens:
A boy in Shaanxi, China happens to see his dad on TV, who hasn't been home for a week. Find out why. #coronavirus #pneumonia pic.twitter.com/fwVjj7BQnP
— China Xinhua News (@XHNews) February 1, 2020