Um avião da British Airways terá feito o voo transatlântico subsónico (ou seja, a uma velocidade inferior à velocidade do som) mais rápido de sempre, entre Nova Iorque e Londres graças à tempestade Ciara. É que os ventos estavam a soprar a favor do Reino Unido, este domingo de manhã, e o piloto conseguiu encurtar em 102 minutos (1h42) o tempo de voo.
O Boeing 747-436 deveria aterrar no aeroporto de Heathrow em Londres pelas 6h25, mas acabou por chegar às 4h43, tendo feito a viagem de mais de 5 mil quilómetros de distância (3.500 milhas) em apenas quatro horas e 56 minutos.
Este não foi o único voo a beneficiar dos ventos trazidos pela tempestade. Conta a Sky News, que cita o Flightrader24 (site de monitorização de voos em tempo real), que o avião da British Airways foi apenas um minuto mais rápido do que o da Virgin Atlantic, que deveria aterrar pela mesma altura, mas que fez a viagem em quatro horas e 57 minutos.
Fastest across the Atlantic tonight from New York to London so far is #BA112 at 4hr56m. #VS4 in 4:57, and #VS46 in 4:59. https://t.co/gfYoHGV3Y6https://t.co/kMhjCqdEttIf we're not mistaken, BA now retakes the fastest subsonic NY-London crossing from Norwegian. pic.twitter.com/Sr1GPeAjuh
— Flightradar24 (@flightradar24) February 9, 2020
A companhia aérea conseguiu bater o recorde da Norwegian, que em 2018, cujo Boeing 787-9 Dreamliner conseguiu fazer a viagem de Nova Iorque para o aeroporto de Gatwick em Londres em cinco horas e 13 minutos.
A tempestade Ciara já provocou voos anulados, ligações marítimas interrompidas entre França e o Reino Unido, jogos de futebol adiados e tem feito recear danos, inundações e cortes de eletricidade. No Reino Unido, o país mais afetado pela tempestade, há registo de fortes chuvas e rajadas de mais de 130 quilómetros por hora.