Tobias R., é o nome do presumível autor dos tiroteios que provocaram, ontem, a morte de nove pessoas, em Hanau, na Alemanha. A identidade do suspeito, que terá cerca de 40 anos, foi avançada pelo diário alemão Bild.
Ainda de acordo com a mesma publicação, o cadáver encontrado ao lado do corpo do suspeito trata-se da sua mãe. O pai terá sido detido pelas autoridades por estar possivelmente envolvido no crime.
Num alegado vídeo que terá deixado, Tobias R. surge a falar inglês fluentemente afirmando que certas pessoas que vivem na Alemanha têm de ser "exterminadas porque a sua expulsão [do país] já não pode ser conseguida".
No início da manhã desta quinta-feira foi adiantado também pela comunicação social que o suspeito tinha deixado uma carta a confessar ter sido responsável pelos tiroteios e um vídeo, nos quais era possível denotar que o alegado agressor defendia visões políticas associadas à extrema-direita.
A BBC News refere ainda que a situação está a ser tratada pelas autoridades como terrorismo.
Os tiroteios ocorreram em dois bares diferentes, ontem, em Hanau. O primeiro ocorreu às 21h00 (20h00 em Lisboa), no centro de Hanau, a que se seguiu um outro, noutra zona da cidade.