O homem de 62 anos diagnosticado com Covid-19 e internado no Hospital Virgen del Rocío, em Sevilha, é o primeiro caso de contágio local em Espanha, como dá conta o El País. O paciente não saiu de Espanha nas últimas semanas, anunciaram as autoridades da Andaluzia.
As autoridades espanholas acrescentaram que o contágio poderá ter acontecido durante "uma reunião em Málaga".
Este diagnóstico de um primeiro caso de contágio local confirma as suspeitas de muitos especialistas face à subida do número de casos em Itália. "O vírus já circula há vários dias em Espanha e não o tínhamos detetado", afirmou esta quarta-feira o chefe de uma unidade de doenças infecciosas de um hospital espanhol ao El País.
O El Mundo destaca que o estado de saúde deste paciente está a evoluir de forma positiva e não é considerado grave.
Espanha já registou 11 casos positivos de Covid-19, em Madrid, Barcelona, Valência e nas Canárias (onde mil turistas estão isolados num hotel em Tenerife, sendo que nenhum é português).
O novo caso na Andaluzia ainda não era conhecido quando o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e de Emergências Sanitárias, Fernando Simón, prestou na terça-feira declarações na capital espanhola. Na altura, o responsável indicou que os casos de infeção confirmados em Espanha tinham sido todos importados, enumerando as zonas afetadas: quatro em Tenerife, um em Castellón, dois em Madrid e outro em Barcelona.