Trata-se do maior aumento verificado na região desde os dois primeiros casos positivos que foram registados em 28 de fevereiro último numa comunidade onde já faleceu uma das cinco vítimas mortais de Espanha.
O País Basco, com uma população de cerca de 3,1 milhões de pessoas (Portugal tem cerca de 10 milhões), tem uma centena de profissionais de saúde de quarentena devido ao surto de coronavírus e é a segunda comunidade espanhola com mais pessoas infetadas, das quais 19 permanecem hospitalizadas, depois de Madrid (com 137).
O departamento basco de Saúde precisou que, dos 45 casos positivos, 33 estão na província de Alava, 10 na de Biscaia e dois na de Guipúscoa.
Segundo a atualização feita hoje ao final da manhã pelas autoridades sanitárias espanholas, em Madrid, os casos do novo coronavírus subiram 345 no país, um aumento de 82 infetados em relação a quinta-feira ao fim do dia.
O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou 3.385 mortos e infetou mais de 98 mil pessoas em 87 países e territórios, incluindo nove em Portugal.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou 13 casos de infeção.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".