O número de mortos provocado pela pandemia da Covid-19 já ultrapassou os cinco mil de forma global. Segundo a plataforma Worldometers, já morreram mais de três mil pessoas só na China continental, onde se localizou o foco inicial de novo coronavírus. A região com o maior número de mortes registadas é a província de Hubei com 3.062 (no momento em que este texto é escrito).
Segue-se o epicentro europeu - a Itália - com mais de mil mortos e o Irão mais de 500. Estes são os três países com maior número de mortos até então.
De acordo com a mesma fonte, desde que o surto começou já foram infetadas mais de 139 mil pessoas em 135 países e territórios. De momento há mais de 63 mil casos de infeção ativos e mais de 70 mil pacientes recuperados do vírus.
Na Europa, já esta sexta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou "flexibilidade máxima" para os Estados-membros, de modo a que possam responder ao surto do novo coronavírus, a Covid-19. Anunciando ainda um pacote de 37 mil milhões de euros para apoiar os setores mais afetados da economia.