Boris Johnson ordenou o isolamento social no Reino Unido

O primeiro-ministro reforçou as medidas restritivas, encerrando espaços comerciais não-essenciais e proibiu a aglomeração de mais de duas pessoas em público, excetuando se forem do mesmo agregado familiar.

Notícia

© REUTERS/Hannah McKay/Pool

Fábio Nunes
23/03/2020 20:44 ‧ 23/03/2020 por Fábio Nunes

Mundo

Coronavírus

Numa declaração ao país, Boris Johnson ordenou o isolamento social no Reino Unido na noite desta segunda-feira, como dá conta a Sky News. O primeiro-ministro britânico anunciou medidas mais restritivas que visam travar a propagação da pandemia do coronavírus. Estas restrições vão entrar em vigor imediatamente e vão manter-se durante um período de pelo menos três semanas. 

Boris Johnson justificou a imposição destas medidas face ao aumento do número de casos e de mortes no Reino Unido. "Se muitas pessoas ficarem doentes ao mesmo tempo, o NHS (sistema de saúde britânico) não vai conseguir lidar com a situação", frisou. "É vital abrandar a propagação da doença". 

De seguida, o primeiro-ministro especificou as situações em que as pessoas serão autorizadas a sair de casa. Para comprarem bens essenciais; para fazerem exercício físico sozinhas ou com membros do agregado familiar; para procurarem ajuda médica, cuidarem de ou ajudarem uma "pessoa vulnerável"; e para irem e para o trabalho e regressarem, isto quando a atividade profissional não permite o teletrabalho

Boris Johnson sublinhou ainda que os espaços comerciais de bens não-essenciais vão ser encerrados, o que inclui lojas de roupa, bibliotecas, ginásios ou locais de oração. Passa a estar proibida a aglomeração de mais de duas pessoas em locais públicos, excetuando se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

Casamentos, batismos e outros eventos sociais estão igualmente proibidos, excluindo os funerais. Os parques vão permanecer abertos, mas apenas para efeitos de exercício físico. 

"Se não seguirem as regras a polícia vai ter os poderes para impô-las, incluindo através de multas e dispersando aglomerações de pessoas", realçou Boris Johnson. 

Esta segunda-feira o NHS anunciou que no total já morreram 335 pessoas no Reino Unido por causa da Covid-19 e foram detetados 6.650 casos de infeção

[Notícia atualizada às 21h12]

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas