A pandemia do novo coronavírus tem feito centenas de mortos diariamente em toda a Espanha, e nem mesmo os profissionais de saúde têm conseguido escapar a este vírus.
Segundo dados revelados pelo jornal espanhol El País, dez médicos, uma enfermeira e um auxiliar não resistiram à Covid-19, depois de terem estado em contacto com pacientes infetados.
A mesma publicação adianta que há pelo menos 12.300 profissionais de saúde com a Covid-19, o que corresponde a 15% dos casos confirmados, citando dados relatados na semana passada por María Jesús Sierra, chefe de área do Centro de Coordenação de Emergências e Alertas de Saúde do Ministério da Saúde.
A mais recente morte de um profissional de saúde por causa do Covid-19 foi a de Luis Pérez Suárez, médico de 61 anos do serviço de urgência médica de Madrid (Summa112).
Espanha registou nas últimas 24 horas 809 mortes devido ao novo coronavírus, o número mais baixo desde o sábado passado, alcançando um total de 11.744 vítimas mortais, segundo a última atualização das autoridades sanitárias.
De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, foram confirmados 7.026 novos infetados, o que confirma a desaceleração do ritmo de progresso da pandemia, sendo agora o total de contagiados de 124.736.