Um legislador democrata da cidade de Nova Iorque sublinhou esta segunda-feira que as vítimas mortais da Covid-19 podem ser temporariamente enterradas em parques, face ao crescimento diário do número de mortes provocadas pela doença com o qual hospitais e morgues têm cada vez mais dificuldades em lidar, revela o New York Post.
“Provavelmente os parques da cidade de Nova Iorque vão ser usados para enterros (sim, leram bem). Vão ser escavadas valas para 10 caixões numa linha”, escreveu Mark Levine no Twitter. “Será feito de uma forma ordeira, dignificante – temporária. Mas será algo difícil para os nova-iorquinos processarem”, acrescentou.
Posteriormente, Levine esclareceu que trata-se de uma “contigência para a qual Nova Iorque se está a preparar, mas se a taxa de mortes descer o suficiente não será necessária”.
Soon we'll start “temporary interment”. This likely will be done by using a NYC park for burials (yes you read that right). Trenches will be dug for 10 caskets in a line. It will be done in a dignified, orderly--and temporary--manner. But it will be tough for NYers to take. 9/
— Mark D. Levine (@MarkLevineNYC) April 6, 2020
Na conferência de imprensa diária desta segunda-feira, o mayor de Nova Iorque, Bill de Blasio, foi questionado sobre esta possibilidade. “Vamos ter capacidade para enterros temporários – é tudo o que vou dizer”, referiu de Blasio.
Nas últimas 24 horas morreram quase 600 pessoas no estado de Nova Iorque, elevando o total de mortes para mais de 4.750 desde que começou o surto do vírus SARS-CoV-2. Os casos de infeção superam já os 130 mil.