O departamento de reanimação (unidade de cuidados intensivos) do Hospital Sestri Levante, em Génova, filmaram e deixaram-se filmar durante o combate à pandemia da Covid-19, tendo o resultado sido publicado num emotivo vídeo que mostra que se trata, realmente, de "uma corrida contra o tempo", conforme são tituladas as imagens.
A rara perspetiva a partir do centro do furacão - uma UCI dedicada apenas a casos de Covid-19 - pretende, de acordo com a imprensa local, mostra o esforço e dedicação dos profissionais de saúde, mas, ao mesmo tempo, dar um sinal de esperança.
"Este vídeo é um exemplo concreto do que está a acontecer nas instituições de saúde de todo o mundo, desperta uma emoção profunda e documenta a extraordinária resiliência dos profissionais de saúde que hoje representam a última barreira no setor de saúde na luta contra o vírus. Profissionais de valor inegável, trabalhadores incansáveis, trabalhadores atentos às necessidades dos outros, sempre prontos a sacrificar-se pelos outros", indicou a diretora-geral de Saúde regional, Bruna Rebagliati, citada pela imprensa.
O vídeo, publicado na página das autoridades regionais de Ligúria, esclarece, ainda, que todas as imagens foram captadas com o consentimento de todas as pessoas retratadas.
O número diário de mortes em Itália devido ao novo coronavírus voltou ontem a subir, com o registo de 636 óbitos nas 24 horas anteriores, após dois dias consecutivos em decréscimo, totalizando agora 16.523 vítimas mortais desde o início da crise.
Neste momento, os casos positivos ativos de infeção em Itália são 93.187, anunciou a Proteção Civil italiana, precisando que os dados disponíveis indicam um abrandamento da curva de novos contágios no país.