Vacina contra Covid-19 poderá estar pronta em setembro
Esta vacina está a ser desenvolvida por uma equipa de investigação da Universidade de Oxford.
© iStock
Mundo Covid-19
Sarah Gilbert, professora de vacinologia da Universidade de Oxford, disse ter "80% de confiança" de que a vacina que está a desenvolver com a sua equipa contra o novo coronavírus deverá estar pronta em setembro deste ano.
De acordo com declarações prestadas pela cientista ao The Times, toda a sua equipa está a trabalhar arduamente, sete dias por semana para que o tratamento seja lançado o mais rapidamente possível. A vacina deverá estar pronta nesta quinzena para que sejam iniciados os testes em seres humanos.
"[Esta vacina] não é só um palpite e a cada dia que passa temos tido mais dados para analisar", vincou a professora referindo que, contudo, nunca ninguém pode garantir com toda a certeza que o tratamento vá resultar.
Há mais de 100 vacinas a serem desenvolvidas no mundo
De acordo com um balanço divulgado, ontem, pela revista científica Nature foram contabilizadas 115 vacinas candidatas contra o novo coronavírus, das quais 78 estão ativas e cinco em fase de ensaios clínicos.
A primeira vacina candidata contra a Covid-19 começou a ser testada, com uma "rapidez sem precedentes", em 16 de março, nos Estados Unidos, depois de ter sido publicada, em 11 de janeiro, a sequência genética do coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença respiratória aguda.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com