Obrigados a esforços redobrados para ajudar ao combate à pandemia de Covid-19, os profissionais de saúde têm vindo a ser diariamente (e literalmente) aplaudidos um pouco por todo o mundo. No entanto, há casos onde a reação é precisamente oposta.
Exemplo disso foi a mensagem com a qual uma ginecologista se deparou, esta terça-feira, em Barcelona, quando se preparava para abandonar a sua residência para partir rumo ao hospital no qual exerce.
O carro desta médica foi vandalizado em plena garagem comunitária da urbanização na qual reside com a expressão "rato contagioso" escrita com recurso a graffiti.
Una médica ginecóloga de Barcelona se ha encontrado este mensaje pintado en su coche cuando ha bajado al garaje comunitario de su urbanización para ir a trabajar a su hospital... Desde #EFEsalud denunciamos esta indignidad humana y apoyamos a tod@s l@s profesionales sanitari@s pic.twitter.com/EnFVe2ZoyR
— EFEsalud (@efesalud) April 14, 2020
Este não é, no entanto, caso único no país vizinho. Um funcionário da Cruz Vermelha da Cidade Real viu os vizinhos deixarem-lhe uma mensagem bem clara no elevador.
"Estimado vizinho Rodrigo, do 7B, é hora de começares a tratar dos teus vizinhos. Sabemos do teu trabalho na Cruz Vermelha, mas hoje calha cuidar de nós. Por favor, não voltes a casa, o Estado tem refúgios para os profissionais de saúde. Não voltes mais", pode ler-se na missiva citada pelo jornal espanhol El País.
Um episódio semelhante ocorreu em Alcázar de San Juan: "Olá vizinho. Sabemos do teu bom trabalho no hospital e agradecemos, mas também deves pensar nos teus vizinhos. Aqui há crianças e idosos. Há locais como 'El Barataria' onde estão a alojar profissionais".
Este regalito le dejaron hoy a mi amigo en su puerta. Médico residente en Alcázar de San Juan.De malagradecidos y mala gente está el mundo lleno.Luego seguro que este vecino sale a aplaudir a las 20h. SEÑOR VECINO, VÁYASE USTED A LA MIERDA.#CuarentenaExtendida #COVID19 pic.twitter.com/sH2Np0blQT
— Ariana Mesa (@ArianaMCh) April 11, 2020
Leia Também: Covid-19: 523 mortes registadas em Espanha nas últimas 24 horas