Médicos 'convidados' a não escrever Covid-19 em certidões de óbito

Denúncia foi pela Good Law Project, uma organização sem fins lucrativos que atua no Reino Unido.

Notícia

© Reuters

Sérgio Abrantes
16/04/2020 21:56 ‧ 16/04/2020 por Sérgio Abrantes

Mundo

Denúncia

Segundo uma denúncia da organização Good Law Project, há hospitais a recomendarem aos médicos que não escrevam que a causa de morte dos seus pacientes tenha sido por Covid-19.

De acordo com o declarado, com base em documentos de circulação interna de hospitais, os médicos são convidados a não declarar a morte por Covid-19, mas sim por "pneumonia" ou "pneumonia adquirida na comunidade".

A recomendação, intitulada 'guia para a certificação de óbito em casos de pacientes de Covid-19 confirmados durante a pandemia', esclarece que todas as mortes pelo novo coronavírus devem ser reportadas aos responsáveis do hospital.

Porém, num ponto inferior, explica-se que "não é obrigatório escrever Covid-19 como parte do certificado médico de causa de morte", explica o jornal Daily Mail.

"Se os médicos estão a ser gentilmente desencorajados a reportar mortes por Covid-19, não temos forma de saber que os dados do Governo por coronavírus são precisos", esclareceu a fundação responsável pela denúncia, informando, contudo, que este tipo de caso só terá sido verificado na gestão de um hospital.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas