OMS diz não ter provas da imunidade de grupo ou imunidade pós-contágio

Mike Ryan, especialista da Organização Mundial de Saúde, diz que não há evidência científica que permita confirmar premissas que estão a ser avançadas por várias lideranças políticas.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
17/04/2020 19:36 ‧ 17/04/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Investigação

Durante o surgimento da pandemia de Covid-19 alguns países defenderam que a melhor solução para o combate a longo prazo do novo coronavírus seria criar na sociedade imunidade de grupo/rebanho. Na prática, após a infeção, muitos estados, com o Reino Unido, defendiam que a população ficaria imune.

Porém, esta sexta-feira, Mike Ryan, especialista da Organização Mundial de Saúde (OMS), explicou hoje, em conferência de imprensa, que não há qualquer evidência cientifica que, neste momento, permita sustentar esta hipótese.

Lembrando este ponto, este responsável da OMS esclareceu ainda que a produção de anticorpos para combater o vírus também não provou, até aqui, ser a chave para uma cura.

"Muitas das informações preliminares que chegam até nós neste momento sugerem que uma percentagem muito baixa da população foi soroconvertida (produziu anticorpos)", começou por esclarecer.

"A expetativa de que a maioria da sociedade poderia ter desenvolvido anticorpos, neste momento todas as evidências apontam no sentido contrário. Por isso, esta possibilidade pode não resolver os problemas dos governos", finalizou Mike Ryan.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas