De acordo com o que está a ser esta terça-feira noticiado pela agência Reuters, habitantes de Westchester, do estado de Nova Iorque, vão abrir um processo judicial contra a Organização Mundial de Saúde.
Segundo o explicado, os peticionários acusam a OMS de não ter agido suficientemente rápido no controlo do surto da China e de terem demorado a decretar o estado de pandemia ou decretar as recomendações certas para os estado que fazem parte da sua organização.
Porém, o processo vai ainda mais além, acusando-se mesmo a OMS de ter conspirado com a China para esconder a perigosidade do surto de Covid-19.
Questionada pela Reuters, a OMS não quis dar uma resposta imediata, mas Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor deste organismo, tem defendido a forma como todo o processo foi gerido.
Richard Kling e Steve Rotker, ambos de New Rochelle, e Gennaro Purchia, de Scarsdale, já terão enviado o pedido para o tribunal federal de White Plains, em Nova Iorque, pedindo uma indemnização pelos danos causados pela OMS aos mais de 750 mil habitantes de Westchester.