Depois de semanas a lutar para conseguir conter o número de infetados e mortos por Covid-19, Espanha começa este domingo a ver alguma luz ao fundo do túnel.
Segundo o reportado pelo diretor do Centro de Alertas e Emergências em Saúde, Fernando Simón, o plano de reabertura da economia será posto em marcha durante os próximos dias, depois de uma queda abrupta no número de mortes registadas.
De acordo com o afirmado em conferência de imprensa por este responsável, nas últimas 24 horas houve apenas 288 mortes por Covid-19, o número mais baixo em semanas.
Com Espanha já com 23.190 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, este domingo marca o início da redução de das medidas de confinamento, fruto dos dados positivos sobre infecções e mortes por coronavírus.
A partir desta manhã, por exemplo, as crianças podem passear por uma hora no exterior das suas residências. A partir do próximo sábado, a população em geral poderá também fazê-lo, avança o jornal El Mundo.
"É a primeira vez que temos um registo tão baixo de falecidos. Estes são dados logicamente bons, que convidam a esperança, até porque o número de curados excede os infectados. Estamos dobrando a curva", afirmou Pedro Sánchez, chefe do governo, na conferência telemática de presidentes regionais