Erupção cutânea está a ser tratada como sintoma de Covid-19 em Itália
Sintomas iniciais apontados pela Organização Mundial de Saúde apontavam para dores de garganta, febre, tosse e dificuldades respiratórias, mas quadro de enquadramento clínico da doença já compreende também conjuntivite, diarreia ou perda de olfato.
© iStock
Mundo Diagnóstico
Segundo está a ser noticiado internacionalmente, há novas indicações quanto ao que podem ser os sintomas de Covid-19 em pacientes testados positivos.
De acordo com o noticiado, depois dos sintomas convencionais identificados pela OMS, ampliados pela experiência em campo face ao tratamento de pacientes, nos quais se incluém diarreia, perda de olfato e conjuntivite, por exemplo, agora também a erupção cutânea inesperada está a ser tratada como sintoma.
Depois de vários casos de pacientes com este sintoma - um em cinco casos em Itália -, os hospitais já estão a tratar este problema de pele como podendo ser um caso positivo de novo coronavírus.
"Já atendi muitos pacientes que normalmente não sofrem de eczema ou alergias que apresentam uma erupção súbita e estranha", afirma Dra. Veronique Bataille, dermatologista, consultada pelo Daily Mail.
"Talvez dois ou três dias depois, eles desenvolveram sintomas típicos do Covid-19. Para alguns pacientes, acreditamos que uma erupção cutânea pode ser o único sintoma que eles apresentam", explicou esta médica.
Segundo a referida publicação, um estudo realizado com 88 pacientes infectados no Hospital Lecco, na Lombardia, uma das regiões italianas mais atingidas pela pandemia de Covid-19, constatou que 20% de pacientes exibiam alterações na pele durante a doença.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com