Morto, em estado vegetativo, de férias... ou simplesmente a tomar precauções reforçadas? Kim Jong-un já não é visto em público desde o passado dia 11 de abril, levando a que os rumores em torno do seu estado de saúde se multiplicassem.
No entanto, a Coreia do Sul tem estado particularmente atenta ao paradeiro do presidente da Coreia do Norte, e vê com relativa naturalidade a ausência em alguns eventos, entre eles o aniversário do avô e fundador do país, Kim Il Sung, no dia 15 deste mês.
Ainda que a Coreia do Norte não tenha anunciado qualquer caso confirmado de infeção pelo novo coronavírus, o Ministro da Unificação sul-coreano, Kim Yeon-chul, acredita que Kim Jong-un esteja apenas a tentar 'escapar' à Covid-19.
"Não me parece que isso seja particularmente invulgar, dada a atual situação", afirmou o responsável político, esta terça-feira, em conferência de imprensa, citado pela agência noticiosa Reuters.
"É verdade que ele nunca faltou ao aniversário do nascimento de Kim Il Sung desde que subiu ao poder, mas muitos eventos deste tipo, incluindo celebrações e um banquete, foram cancelados devido a preocupações com o coronavírus", completou.